terça-feira, 3 de julho de 2012

14 - Processos de aprendizagens e implicações para a prática docente



A globalização como contexto sociocultural da aprendizagem.

"uma educação para a era relacional pressupõe o alcance de um novo patamar na história da evolução da humanidade no sentido de corrigir os inúmeros desequilíbrios existentes, as injustiças e as desigualdades sociais, com base na compreensão de que estamos numa jornada individual e coletiva, o que requer o desenvolvimento de uma consciência ecológica, relacional, pluralista, interdisciplinar, sistêmica, que traga maior abertura, uma nova visão da realidade a ser transformada, baseada na consciência da inter-relação e da interdependência essenciais que existem entre todos os fenômenos da natureza. Uma educação que favoreça a busca de diferentes alternativas que ajudem as pessoas a aprender a viver e a conviver, a criar um mundo de paz, harmonia, solidariedade, fraternidade e compaixão". Maria Cândida Moraes in O paradigma educacional emergente, Campinas, Papyrus, 1997, p. 27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário